Recorra à iluminação para ampliar ambientes

Vidros, janelas e espelhos são bons recursos para aumentar a luminosidade dentro de casa. E esse efeito também pode ser obtido com luzes artificiais estrategicamente colocadas. Em ambos os casos, um arquiteto desenvolve o projeto de iluminação de acordo com o uso que o morador fará de cada ambiente.

A intensidade da luz é extremamente importante na hora de ampliar ambientes. Pouca luz deixa o cômodo ainda menor. E o excesso sufoca os moradores e visitantes, causando uma espécie de fadiga visual. Outro ponto importante é a dar preferência para as lâmpadas que não esquentam. A sensação de abafamento dá a sensação de ambiente pequeno demais.

Uma dica é fazer uso de uma luz indireta, uma vez que ela é capaz de aumentar o pé direito. A cor da lâmpada também merece atenção: ambientes projetados para o descanso merecem luz mais amarelada, enquanto os cômodos dedicados ao trabalho precisam de luzes brancas.

Para ganhar ainda mais espaço, geralmente o arquiteto dispensa uma iluminação de pé e desenvolve um projeto de iluminação que permita o mínimo de sombras, efeito que também impede que o ambiente pareça maior.

Dúvidas sobre obras e reformas? Consulte-me:
Luiza Burkinski – Arquiteta
arquitetura@luizaburkinski.com.br
Fones: (11) 2768-7886 / (11) 99379-7886 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.