Arte e Decoração: Conheça os principais tipos de piso e suas indicações de uso

Uma vez que cada cômodo de um imóvel tem sua própria função e modo de uso, é necessário considerar todas essas especificidades na hora de escolher o piso que revestirá o chão de cada ambiente.

Há uma grande variedade de produtos no mercado, que vão dos mais simples aos luxuosos e com funções específicas, como os pisos antiderrapantes.

Confira abaixo os alguns tipos de piso e suas indicações de uso:

PORCELANATO
Resistente à abrasão, durável e disponível em uma ampla diversidade de cores e texturas, o porcelanato pode ser aplicado em ambientes internos e externos. Seu uso é muito amplo, e vai desde a cozinha e banheiro a quartos e salas. O piso porcelanato pode ser encontrado em diferentes tamanhos e sua instalação é relativamente rápida.

Em geral, existem três tipos de porcelanato: rústico, acetinado ou mate e polido. O primeiro tipo é antiderrapante, normalmente aplicado em áreas externas. Não é indicado para cozinhas, pois costuma ser mais difícil de limpar. Os acetinados ou mate são foscos e não passam tanto a impressão de frieza.

Os pisos de porcelanato polido, por fim, são bastante brilhantes e com reflexos. É a versão mais comum e requer bastante atenção para o ambiente onde será instalado, já que é escorregadio.

MADEIRA
Nobres e mais caros, os assoalhos de madeira conferem sensação de conforto para decorar salas de estar e jantar. Opções como laminado, tacos e carpetes de madeira podem ser alternativas para quem deseja diminuir o custo do produto.

PISOS DE BORRACHA
Indicado para ambientes com crianças, os pisos de borracha são antiderrapantes, acústicos e absorvem impactos. Instalado sobre o contrapiso, esse revestimento é bastante usado em salas de ginástica, recreação e áreas de alto tráfego. Não é indicado para locais com bastante água, pois pode descolar.

CIMENTO QUEIMADO
De aspecto rústico e contemporâneo, o cimento queimado é mais indicado para áreas internas, uma vez que costuma trincar e manchar facilmente.

Dúvidas sobre obras e reformas? Consulte-me:
Luiza Burkinski – Arquiteta
arquitetura@luizaburkinski.com.br
Fones: (11) 2768-7886 / (11) 99379-7886 / (11) 7741-9361

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

tipos_de_pisos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.