Cozinha dos Sonhos – 5 dicas

Cozinha dos Sonhos – 5 dicas

Posted in Ambientes IntegradosArquitetura ModernaArquitetura ResidencialArte e DecoraçãoDesign de InterioresPlanejamento de ReformaSem categoria

A cozinha dos sonhos é possível! Seguindo algumas dicas, você estará bem próximo de tornar seu sonho uma realidade. Com um bom projeto de marcenaria, é possível reparar as imperfeições daquele cantinho inacessível ou adaptar os móveis em um espaço pequeno.

Até mesmo para aqueles que não gostam de cozinhar, a cozinha bem planejada fica sempre muito agradável e encantadora. Para investir da forma certa, é imprescindível um bom planejamento, que supra as suas necessidades e na sequencia escolher os materiais mais adequados e as cores que melhor combinam.

Nesse momento é comum surgirem muitas dúvidas. Então, organizamos alguns passos para guiar você até a cozinha dos sonhos. Confira!

1. Tudo começa no planejamento

 

Tenha em mente as suas principais necessidades. Você precisa de armários mais amplos, para armazenar taças e louças especiais? Sua despensa ficará na cozinha, ou terá um espaço próprio? Defina os eletrodomésticos que você irá utilizar, para posicioná-los e compor o ambiente com os armários.

Invista no planejamento. Esta etapa é fundamental e será responsável por definir a estrutura do seu projeto, passando pelo estilo e os acabamentos.

Anote todos os detalhes para guiar o profissional. Para garantir que tudo saia como o esperado, tenha em mãos as seguintes informações:

  • Hábitos e necessidades dos moradores;
  • Medidas do ambiente;
  • Dimensões dos eletrodomésticos;
  • Preferências de localização para fogões, geladeiras, pias e cubas;
  • Se possível, a localização de canos e instalações elétricas.

2. Defina o seu orçamento

O planejamento financeiro é o coração de qualquer reforma. Essa informação é importante na hora de escolher os materiais mais indicados, evitando surpresas ou gastos inesperados. Existem muitos fornecedores no mercado com preços que podem variar brutalmente, então saber quanto se pode gastar é essencial para a formulação do projeto. Mesmo que seu orçamento seja folgado, faça no mínimo 3 cotações.

Lembre-se o tamanho do espaço é um dos fatores mais importantes, já que a mão de obra é cobrada de acordo com o metro quadrado.

A escolha dos materiais também influenciará diretamente no valor orçado. A sugestão é trabalhar com uma empresa que transmita mais segurança e o melhor custo-benefício.

3. Inove na escolha das cores

Apesar de os armários planejados precisarem seguir algumas regras básicas, é totalmente possível inovar na escolha das cores. Escolhendo os tons certos, você poderá misturar cores, texturas e diferentes estilos sem que o projeto fique visualmente poluído ou desalinhado.

Por se tratar de um ambiente gastronômico, a cozinha permite o uso de tonalidades intensas e que estimulem o paladar, como o vermelho, o amarelo ou o laranja. Marcantes, essas opções podem ser usadas nas portas dos armários ou nas gavetas.

Já nos espaços menores e sem muita claridade, o mais indicado é priorizar os tons de branco ou cinza-claro. Essas alternativas são perfeitas para ampliar o cômodo e proporcionar maior sensação de bem-estar.

5. Busque pelos melhores materiais

Para os armários planejados, o que mais encontramos são as variações da madeira. No entanto, você deverá ter atenção, já que algumas opções devem ser evitadas.

Atualmente, um dos principais tipos é o MDF, uma madeira de alta qualidade e que vem sendo muito utilizada no mercado moveleiro.

Essa alternativa chamou a atenção? Ótimo! Tenha apenas cuidado com a espessura escolhida para que o seu projeto seja mais resistente e ofereça longa durabilidade. O recomendado, é uma medida de, no mínimo, 18 milímetros.

Também existe a possibilidade de incluir outros materiais no projeto, como o vidro, muito encontrado nas portas dos armários, ideal para acrescentar modernidade e sofisticação ao visual.

Por último, lembre-se de fechar negócio com profissional experiente, que priorize as suas necessidades e que esteja disposto a criar o melhor projeto para o seu lar.

Dúvidas sobre obras e reformas? Consulte-me:
Luiza Burkinski – Arquiteta
arquitetura@luizaburkinski.com.br
Fones: (11) 2768-7886 / (11) 99379-7886

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
1
Olá! Pensando em reformar?
Powered by