5 Super Dicas para Economizar na Reforma da Casa

5 Super Dicas para Economizar na Reforma da Casa

Posted in Arquitetura ModernaArte e DecoraçãoDesign de InterioresPlanejamento de ReformaSem categoria

Se você está pensando em reformar algum cômodo da sua casa, com certeza já procurou como você pode economizar na sua reforma. Afinal de contas, quando o assunto é obra, a primeira coisa que vem na cabeça é muito gasto de dinheiro.

Mas não precisa ser sempre assim. Com um bom planejamento da sua obra e seguindo as dicas abaixo, é possível sim economizar na sua reforma e conseguir investir o dinheiro disponível para isso em materiais de boa qualidade e que combinam com o seu gosto.

Dica 1 – Faça um bom projeto

O projeto é o primeiro passo para uma obra de reforma de sucesso.

Esse documento irá conter todas as informações de materiais e acabamentos que você irá precisar comprar para construir aquilo que imaginou.

Com um projeto bem elaborado em mãos, fica mais fácil levantar as quantidades necessárias de materiais e assim fazer um orçamento mais preciso.

Ele irá ajudar também na hora de repassar o serviço para a mão de obra que irá executar a sua obra e para você saber quanto custará a reforma.

Dica 2 – Faça orçamentos em mais de um lugar

Com lista de materiais completa do projeto, procure preços em depósitos próximos a sua casa ou nos famosos home centers, que são aquelas lojas gigantes de materiais de construção.

O ideal aqui é realizar o orçamento com 3 empresas diferentes e assim comparar os preços de cada item separadamente.

Eu já encontrei no mercado diferença de até 30% do preço do mesmo material de mesma marca em lojas diferentes.

Essa etapa de orçamento é cansativa mas vale a pena, afinal o seu bolso irá te agradecer depois.

Dica 3 – Trabalhe com profissionais qualificados

Erros de projetos, cálculo errado de materiais da obra, dimensionamento errado de quantitativos e muitos outros problemas são mais fáceis de serem encontrados do que você imagina. Esses e muitos outros são as principais causas de erros em reformas e de gastos indevidos e desperdício de materiais em obras.

Para quem não é familiarizado com o ambiente de obras isso é muito comum de acontecer. Por isso, a dica aqui é contar com a ajuda de um engenheiro ou arquiteto para realizar o projeto da sua reforma e fazer os levantamentos de materiais.

Esses profissionais saberão te orientar antes e durante a sua obra e te apresentar soluções práticas e econômicas para os problemas que surgirem.

Só para você ter uma ideia, um estudo realizado pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), constatou que mais de 85% das obras no Brasil são realizadas sem o acompanhamento de um profissional regularizado e que uma obra com um projeto bem elaborado pode economizar cerca de 25% de custo total da obra.

Dica 4 – Utilize materiais de qualidade na sua obra de reforma

Não troque o certo pelo duvidoso. Afinal de contas, não é todo dia que reformamos nossa casa.

Escolha materiais de qualidade comprovada para utilizar em sua casa ou apartamento.

Comprar materiais muito baratos e que fogem da realidade de preços da média do mercado pode ser vantajoso na hora da compra, mas a longo prazo irá encarecer muito a sua obra.

Consertos e retrabalhos irão te dar mais prejuízos e irão fazer você gastar mais dinheiro com a reforma do que você planejou.

Dica 5 – Invista na sua obra de reforma e economize no futuro

É importante pensar em como economizar na reforma, mas também é imprescindível ter em mente os gastos que você irá ter ao utilizar o seu novo ambiente.

É recomendado que no projeto da sua reforma, você opte por utilizar materiais sustentáveis que tem um gasto menor do que o convencional. Por exemplo, você pode prever a utilização de lâmpadas de LED que irão proporcionar um gasto menor de consumo de energia elétrico a longo prazo, em contrapartida das lâmpadas incandescentes.
Você também pode utilizar torneiras que economizam água e utilizar materiais que são produzidos com materiais reciclados.

Tudo isso irá te ajudar a economizar na reforma. Seu bolso agradece e o meio ambiente também.

Você tem alguma dúvida sobre como economizar em reformas?

Consulte-me:
Luiza Burkinski – Arquiteta
arquitetura@luizaburkinski.com.br
Fones: (11) 2768-7886 / (11) 99379-7886 / (11) 7741-9361

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
1
Olá! Pensando em reformar?
Powered by